Pesquisas mostram que atualmente cerca de 50% de usuários da internet utilizam dispositivos móveis. Desses, cerca de 10 a 15% (no Brasil) realizam compras ou utilizam seus dispositivos para comparar preços entre lojas. Fora isso, um usuário está conectado a vários dispositivos ao mesmo tempo (assistir televisão e usar o celular, por exemplo).
Como o número de usuários de dispositivos móveis está crescendo rapidamente em todo o mundo a facilidade de navegação e visualização das páginas deve estar adequada para esses dispositivos.
Assim, alguns pontos carecem de atenção:
– O conteúdo precisa se redimensionar para acesso partindo de qualquer plataforma
– O conteúdo precisa ser redistribuído de maneira que o usuário não precise rolar a página horizontalmente nem usar o movimento de pinça para diminuir a tela e ver todo o conteúdo
– Alterações no menu do site, que precisa assumir uma forma diferente para navegação em celulares (menus em formato de dropdown, por exemplo). Veja o vídeo ao lado>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
– Imagens precisam ser redimensionadas para não prejudicar ou tornar lento o carregamento da página
– As fontes não podem ser diminuídas proporcionalmente ao redimensionamento da página, pois a leitura fica impraticável.
– Ações partindo de elementos de toque (como o botão de ligar com um clique para entrar em contato ou ícone de carta para abrir o programa de envio de e-mails já com o endereço de destinatário preenchido)
Bom, esses são somente alguns pontos que chamam mais a atenção quando usamos o celular para acessar um site que não é amigável ao mobile.
 
E também tem outro detalhe… Quando o usuário com um celular entra em seu site que não está preparado para dispositivos móveis a tendência não é ele ficar fazendo “ginásticas” para entender seu conteúdo. Provavelmente ele vai sair do site e procurar algum concorrente que possua suas páginas bem dispostas, com conteúdo bem distribuído, texto claro e em tamanho adequado, etc…


Você já deve ter navegado em sites que não são responsivos ou não possuem uma área mobile. É muito chato, não é?!
 

FAVORITOS

O QUE HÁ DE NOVO?

CONTATE ME

Tel: 21-98303-5604

Skype: PauloZambroza
Email: paulozambroza@gmail.com

© 2018 POR PAULO ZAMBROZA - SitetiS.K6 - Orgulhosamente criado por Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now